Saturday, August 29, 2009

Estrelas vivas ao rubro







10 comments:

Princesa M said...

Olá!
Nós somos um grupo de area de projecto que pretende realizar um trabalho na relacionado com os pirilampos onde temos comoprincipal ogjectivo aumentar a populaçao dos mesmos! gostariamos de que nos desse mais informaçao pormenorizada e se nos pode dar tambem informaçao se temos alguma maneira de sermos patrocinados na realizaçao do nosso projecto! Volto a referir este trabalho esta a ser realizado no ambito da disciplina de area de projecto e biologia de 12º!

agrdecemos a compreençao e aguardamos uma resposta o quanto antes! muito obrigado

Lightalive said...
This comment has been removed by the author.
Inês said...

olááá Parabens pelo blog!!! Beijnhos, Inês

Bruno E. Santos said...

Estive ontem a editar umas fotografias que tirei no meu quintal em Julho de 2009, de um insecto bioluminescente, cuja espécie desconheço, e que só avistei umas 3 ou 4 vezes na minha vida! Ao procurar informações na Internet sobre este tipo de insectos, acabei por descobrir este blog!

Só por curiosidade, era possível ao "perito" autor deste blog, dar uma vista de olhos nas fotografias e identificar o nome da espécie desse insecto? Obrigado!

http://visoesdagandara.blogspot.com/2009/11/insecto-bioluminescente-no-quintal.html

Lightalive said...

Olá Bruno

Parece-me que trata de uma fêmea do género Lampyris. Existem algumas fotos neste blog quase idênticas a esse insecto.
Avançaria para a hipótese de ser a Lampyris iberica, mas não tenho a certeza.
A foto foi tirada onde?

Bruno E. Santos said...

As fotos foram tiradas no quintal da minha casa, localizada em Tocha, no Concelho de Cantanhede!

Bruno E. Santos said...
This comment has been removed by the author.
Bruno E. Santos said...

Como o autor está a pedir informações aos leitores sobre observações de pirilampos, lembrei-me entretanto de mais uma informação:
- Em meados de Junho de 2009 (acho que em 13/06/2009), andei num fim de tarde a tirar umas fotografias nas pequenas lagoas que ainda existem na freguesia de Febres, concelho de Cantanhede! Na última onde andei, era já de noite! Avistei na margem norte da Lagoa dos Coadiçais, que andavam várias centenas de pequenos insectos voadores luminosos! Seriam um pouco menores que mosquitos! Tentei tirar umas fotografias com a minha câmera, mas como não saiu nada de jeito, acabei por as apagar! Tenho uma câmera fotográfica de um modelo barato e com reduzido zoom, comprada em 2006, sendo que as fotos nocturnas ou em movimento, por norma saem com má qualidade! Contudo em fotos diurnas, já funciona bastante bem!

Lightalive said...

Olá

Em princípio devem ser Luciola lusitanica.
Obrigado pelo registo.

PS: Existem observações de mais espécies de pirilampos a brilhar em vôo, mas a espécie mais abundante nessa zona é mesmo a espectacular Luciola lusitanica.

Lightalive said...

O meu email mudou para livinglightfestival@gmail.com