Este é um blog dedicado à bioluminescência de todo o mundo, mas com particular destaque a Portugal. Poesias, reportagens, imagens, descrições científicas é tudo bem vindo a este espaço.
Sunday, January 01, 2017
Para iniciar o ano de 2017, aqui vai um pequeno vídeo com dinoflagelados:
https://www.youtube.com/watch?v=n_u6pvnkO0k&feature=youtu.be
Existem 2 teorias sobre a razão pela qual dinoflagelados e vários crustáceos marinhos produzem luz.
Uma indica a hipótese de o fazerem para confundir os predadores (podendo até «cegá-los temporariamente e assim fugir, antes que estes recuperem) e a outra defende que a luz é produzida para iluminar o atacante e assim alertar potenciais predadores de maior tamanho sobre a presença do agressor, tornando este mais vulnerável por sua vez, a ataques (este tipo de defesa chama-se de «burglar alarm»).
Luz produzida por um camarão luminoso
Quando, por vezes, animais nadam em zonas com muitos dinoflagelados, vários milhares acendem em resposta, provocando o aparecimento de uma luz azul, que se pode manter por um bom tempo, caso a zona onde estão continue a ser «perturbada».
Em algumas praias, também se podem ver ondas iluminadas durante horas a fio, sobretudo na zona de rebentação, pois a simples movimentação da água, provoca várias explosões de luz nos dinoflagelados.
E boas notícias!
A área do Parque Marinho dos Açores aumentou (passa agora a ter 17 áreas protegidas):
Engloba pelo menos quase a totalidade do território marítimo dos Açores e uma área de cerca de 900.000 km2.
Existe a probabilidade desta enorme «reserva natural» aumentar (devido à reavaliação da área total da ZEE,portuguesa, que ainda se encontra em curso (mas a haver alguma alteração, será para o aumento desta área)). E gere inclusivamente algumas áreas limítrofes, que poderão ser futuramente incluídas na sua área, com o possível aumento da ZEE.
A sede do Parque Marinho dos Açores, fica na ilha do Faial.
E quais os objetivos principais do Parque Marinho dos Açores?
Conservar uma área de enorme biodiversidade, geodiversidade de grande importância estratégica para os Açores e para Portugal.
Sendo uma área muito rica em fenómenos de bioluminescência, é também uma notícia muito bem vinda, para o nosso projeto!
Subscribe to:
Posts (Atom)