Sunday, April 26, 2020

Avistamentos de 2020


Tenho recebido muitas descrições de avistamentos de vaga lumes e de outros seres bioluminescentes. Por isso  decidi abrir o tema dos avistamentos (desta feita, para o ano de 2020).

Quem tiver visto alguma coisa  e quiser partilhar o seu achado, tente, se possível, responder às seguintes questões:

1- Local e hora do avistamento (o mais pormenorizado que poder indicar, melhor).

2- Condições atmosféricas (se estava a chover, húmido, seco, temperaturas (aproximadamente)...)

3- Condições de luminosidade do local (se tinha iluminação artificial perto, longe ou nenhuma, se sim de que côr era a luz).

4-Que tipo de luminosidade (produzida pelo ser vivo) foi avistada? Qual a côr? Piscava ou mantinha-se sempe acesa? Produzia pulsares?

5- Quantos seres luminosos (aproximadamente) viu a produzirem luz?

6- Em que habitat estava o ser luminoso (floresta, campo aberto, berma de caminho, praia, mar, etc...)? 

7- Por fim diga-nos o que é que o ser luminoso estava a fazer (a comer, a acasalar, a descansar, a andar, a nadar, a voar, etc...)?

As suas informações são muito importantes, pois geralmente muito pouco se sabe sobre estes seres misteriosos. 

Pode também dar um relato mais sintético sem responder a algumas das questões. 

Em muitos locais do mundo se assiste a diminuição notória do número das espécies luminosas e assim se vai perdendo um dos maiores espetáculos da natureza...

Mas ainda estamos a tempo de inverter essa tendência!


Para saber mais detalhes sobre o que poderá estar a encontrar, pode consultar o nosso guia simplificado sobre os pirilampos de Portugal e mais algumas formas de bioluminescência em Portugal:
:
Bioluminescência terrestre em Portugal, Guia de pirilampos de PortugalBioluminescência marinha em Portugal

Também estamos ao dispôr para esclarecer qualquer dúvida sobre bioluminescência ou sobre saídas de campo para a observação de seres luminosos.

Envie as questões/informações de preferência por email para: livinglightfestival@gmail.com

Ou então pode deixar a sua mensagem nos comentários (embaixo).


Obrigado!






45 comments:

mccosta said...


Por aqui tenho visto vários pirilampos.

Vou lhe enviar duas fotografias, que tirei a um deles.

mccosta said...


https://ibb.co/tqYX9yq

https://ibb.co/Sv21tHQ

Tânia C. said...




Pelas luzes, diria que são parecidas com umas que por vezes vejo aqui (mas normalmente é no início de Maio).

O Gonçalo tem me dito que são Lamprohiza paulinoi.

Rita Fernandes said...


Já estão aparecer muitos aqui!

Ainda há 15 minutos tive nas traseiras do meu jardim e vi uns tantos (contei 34, mas devem aparecer mais).

Lightalive said...


Obrigado a todos pelas vossas partilhas.

Sim, tendo em conta a localização do mccosta, possivelmente trata-se de L. paulinoi.

Rita: Tens um jardim com pirilampos? Pensei que nos tinhas dito que o teu jardim era demasiado pequeno para ter pirilampos.
Bom, seja como for, aguardo com ansiedade por mais pormenores sobre os teus avistamentos!

Rita Fernandes said...


É que estou em casa da minha avó e tenho aqui uma parte do quintal para fazer os meus cultivos (não são muitos, mas já tenho alguma coisa a crescer!).

Já te enviei um email com um resumo básico dos meus avistamentos.

Pleiades said...


Estou perto de Vila Real e tenho visto alguns pirilampos.

Já lhe enviei umas fotos.

Lightalive said...


Obrigado, Rita e Pleiades!

Já respondi aos vossos emails.

fernando m. said...




8 de Maio, às 22h, com céu pouco nublado e uma noite amena:

Vi centenas de pirilampos perto de minha casa!

Piscavam em bandos e também vi luzes constantes no chão.


Lightalive said...


Obrigado, Fernando!

Se lhe for possível, por favor, tente tirar algumas fotografias aos pirilampos (de preferência, aos que tiverem poisados).

fernando m. said...


Claro que sim, a ver se amanhã consigo.

Tânia C. said...


Hoje apareceram muitos por aqui!

Até alguns entraram em minha casa! :-)

Lightalive said...


Muito obrigado Fernando, pelas fotografias que enviou para o nosso email!
Já respondemos às suas questões.

Muito interessante o que nos contas, Tânia.
Tendo em conta os contatos que temos mantido ao longo dos anos, o local e a fase do ano, em princípio devem tratar-se sobretudo de Luciola sp.
Tens vistos larvas de Luciola sp. e de outras espécies?
Obrigado!

Tânia C. said...


Sim, mas vejo as larvas sobretudo junto a um ribeiro que passa aqui embaixo.

Depois, se quiseres, envio-te um pequeno resumo. :-)

Lightalive said...


Quando quiseres e puderes, envia.

Obrigado por tudo!

fernando m. said...


Já lhe enviei 3 fotos.
Tirei mais, mas acho que essas 3 estão mais claras.
É complicado fotografar pirilampos, pois os que vi estavam sempre a mexer-se e a maior parte estava a voar.

Lightalive said...


Obrigado Fernando.

Já lhe enviei a identificação.

Tânia C. said...


Já enviei o resumo dos meus avistamentos!

Pleiades said...


Continuo a ver muitos pirilampos por aqui.

Têm quase todos uma luz sempre acesa. Poucos têm luzes intermitentes.

Lightalive said...


Obrigado, Tânia e Pleiades!

Nicole Viana said...

Fiz um bioregisto na página no CMIA Viana do Castelo, da observação de um exemplar da espécie Lampyris noctiluca.
Fui contactada por eles e já autorizem a partilha das fotos com o blog.
Agradeço a oportunidade.

Lightalive said...


Olá Nicole


Obrigado pela partilha!

Tânia C. said...


A noite passada vi 6 pirilampos com a luz fixa!! :-)

Lightalive said...


Muito bem, obrigado pela informação!

Conseguiste fotografá-los?

Tânia C. said...



Não, mas hoje vou tentar.

Lightalive said...



Obrigado, Tânia!

ana penela said...


Ontem vi 9 pirilampos a produzir uma luz intensa.
8 estavam num descampado aqui perto de minha casa e 1 estava no meu jardim!!
Noite morna e algo húmida, sem vento, com céu pouco nublado.

Tânia C. said...



Também tenho visto pirilampos por aqui, e normalmente têm uma luz fixa.

Tânia C. said...


Vou enviar-vos dois relatos de avistamentos feitos aqui perto de minha casa! :-)

fernando m. said...



A ver se esta semana vou aos pirilampos e depois digo-vos alguma coisa.

Lightalive said...



Muito obrigado, Ana, Tânia e Fernando!

A vossa colaboração tem sido inestimável.

Pleiades said...



Agora estou pelo Algarve, a ver se vejo alguma coisa por aqui.

PS: Em Matosinhos, tenho visto pirilampos.

Lightalive said...



Obrigado pelo relato, Pleiades!

Que pirilampos tens visto em Matosinhos? Tens alguma foto?

Pleiades said...


Em Matosinhos, tenho visto tanto pirilampos com luz intermitente como fixa.
Creio que tenho visto fêmeas e larvas de Lampyris.

Não tenho nenhuma foto, até porque infelizmente não tenho nenhuma câmera fotográfica (só se eu pedir uma emprestada ou convencer alguém que tem uma a vir fotografar os pirilampos).



mccosta said...
This comment has been removed by the author.
mccosta said...



Devido ao meu trabalho, raramente estou sempre no mesmo sítio.

De mim já levam relatos de Sintra, Santarém, Aveiro, e até Vila Franca.

Agora da Anadia.

Daqui a 1 mês, devo ir de novo para Santarém.

Eu e a minha esposa, adoramos andar, a ver o que gente vê por lá.

mccosta said...


Anadia:

Vi muitos pirilampos em 15 de Junho, todos pareciam piscar, excepto uns que permaneciam no solo.
Só numa ocasião vi um a brilhar com a luz sempre acesa.

Desde por volta de finais de Junho/início de Julho que a atividade diminuiu bastante, são poucos os que ainda se vêem.
Os que têm luz fixa ainda aparecem com alguma frequência. Olhando para as fotos deste blog, eu diria que eram Lampyris noctiluca, mas não posso garantir.

Lightalive said...



Obrigado pelas preciosas informações, mccosta!

Se lhe for possível, tente fotografar os pirilampos.

mccosta said...


Sim, vou tentar.

Lightalive said...


Obrigado, mccosta.

fernando m. said...


Já há uns bons tempos que não vejo pirilampos.

fernando m. said...


Ainda há cerca de uma semana atrás fui procurar mas não vi nenhum.

Lightalive said...


Obrigado pelas informações, Fernando.

Pois, nesta fase do ano, já é algo complicado encontrar pirilampos adultos.
Tanto quanto sabemos, só aparecem em certas zonas e normalmente surgem em pequenos números.

Rita Fernandes said...


Nada de pirilampos por aqui (fui dar uma volta aqui pelas redondezas no último sábado à noite (dia 10 de Outbro).

Rita Fernandes said...


Queria dizer Outubro, desculpa!