Tratou-se de uma fêmea adulta de Luciola lusitanica que foi avistada nos arredores de Óbidos.
Poucos minutos depois, a cerca de 50 metros de distância, foi também encontrado um macho adulto desta espécie.
Tal aconteceu a 18 de Abril, sendo assim a data mais tardia de emergência alguma vez observada, desde que comecei a fazer observações de forma mais regular (2001).
Possivelmente tal deveu-se às persistentes chuvas e às variações notáveis de temperatura.
Algumas visitas de campo à noite foram realizadas na Serra da Carregueira até 6 de Abril, mas nada foi observado e depois o posto de observação passou a ser em Óbidos.
Este ano não passei por S. Francisco de Xavier (Lisboa), durante o mês de Março e Abril, onde habitualmente são observados os adultos mais precoces.
Devido à discrepância significativa, que tem sido observada ao longo dos anos entre Óbidos e Lisboa, é bastante provável, que os primeiros adultos tenham aparecido em Lisboa bem antes de 18 de Abril, mas esta data é tardia mesmo para Óbidos.
A fêmea encontrada, tinha os élitros bastante reduzidos, mas possivelmente produziu bastantes ovos, daí o seu aspeto intumescido.
Um pequeno vídeo: https://www.youtube.com/shorts/KjTbpHdiOyo

Muito interessante!
ReplyDeletePor aqui ainda nada.
Obrigado, Rita!
DeleteAgora já tenho visto.
DeleteApesar do vento ainda contei mais de 30 perto de Torres Vedras.
Já envio mais detalhes (hora, local, etc..).
Excelente, obrigado, Rita!
DeleteOlá boa tarde!! :-)
ReplyDeleteJá tenho visto alguns por aqui, mas só pirilampos lusitanicos (os que piscam), de Lamprohiza ainda nada.
Beijinhos
Obrigado, Tânia!
DeleteDe nada!
DeleteE entretanto já vi Lamprohiza!
Segue já uma mensagem com o relato.
Obrigada.
Obrigado eu.
DeleteNão tenho visto, mas confesso que não tenho procurado, a ver se esta semana vou dar umas voltas.
ReplyDeleteObrigada pela partilha.
Olá Manuela
DeleteJá recebemos um email seu, obrigado pela colaboração!
Olá. Gostaria de entrar em contacto consigo acerca da reserva em Cantanhede. Pode contactar-me? Pode ser pelo soares.gabriel82@gmail.com. Obrigado.
ReplyDeleteBoa tarde
DeleteHoje já não devo conseguir mas amanhã ou terça, envio-lhe um email.
Obrigado!
Boas
ReplyDeleteTenho andado por Torres Vedras, e tenho visto alguns pirilampos.
Vou enviar por e-mail o relato.
Obrigado, Costa.
DeleteQuanto à questão que lança no email, são larvas de Lampyris.
A-Dos-Cunhados
ReplyDelete2 de Junho
Muitos pirilampos no vale junto à ribeira.
Pareciam lampadinhas de natal.
Seriam umas 22h.
Piscavam?
DeleteObrigado!
Lembro-me de ver pirilampos em Coimbra.
ReplyDeleteSerá possível detalhar mais?
DeletePiscavam?
Em que mês, ano, localidade, etc..?
Obrigado.